terça-feira, 22 de maio de 2007

Rezar O Terço




Como rezar o Terço do Rosário

  1. Faça o Sinal da Cruz e reze o Credo.
  2. Diga o "Pai-Nosso".
  3. Diga Três "Ave Marias".
  4. Diga o "Glória ao Pai".
  5. Anuncie o Primeiro Mistério; diga, então o "Pai Nosso".
  6. Diga dez "Ave Marias", enquanto medita sobre o mistério.
  7. Diga o "Glória ao Pai".
  8. Depois de cada década reze a seguinte oração pedida pela Virgem Maria em Fátima: "O Meu Jesus, perdoai-nos os nossos pecados, livrai-nos do fogo o inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei, principalmente as que mais precisarem da tua misericórdia".
  9. Anuncie o Segundo Mistério: diga, então, o Pai Nosso. Repita seis, sete e oito e continue com o Terceiro, Quarto e Quinto Mistérios da mesma maneira.
  10. Diga a "Salve Rainha" depois que terminar as cinco décadas.
  11. Geralmente, os Mistérios Gozosos são recitados nas segundas e quintas-feiras; os Mistérios Dolorosos nas terças e sextas-feiras e, os Mistérios Gloriosos nas quartas e sábados. Dependendo do Tempo cada Mistério pode ser recomendado aos Domingos.

    Nota: Quando o Terço do Rosário é recitado em voz alta por duas ou mais pessoas, uma pessoa lidera. Ele diz a primeira parte da oração (até os itálicos). Todos os outros respondem o restante da oração. "O Meu Jesus e a Salve Rainha" são recitados por todos juntamente.


Orações do Terço do Rosário

O SINAL DA CRUZ

En nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

O CREDO

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, porto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a juigar os vivos e os mortos. *Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressureição da carne, na vida eterna. Amém.

PAI-NOSSO

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu; *o pão nosso de cada dia nos dai hojé; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

AVE-MARIA

Ave Marie, chela de graçia, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. *Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

GLÓRIA

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. *Assim como era no princípio, agor e sempre. Amém.

SALVE-RAINHA

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Ela, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.


O Rosário

A palavra rosário vem da palavra latina Rosarium que significa "campo de rosas".

A Rosa é uma flor que tem simbolismo cristão. A Rosa é símbolo das missões. Cada vez que se reza uma Avé-Maria é uma Rosa que se oferece a Nossa Senhora. É na boca da tradição que se ouve "não há rosa sem espinhos", mostrando assim por um lado a beleza da rosa e o seu perfume e por outro as dificuldades e sacrifícios que lhe estão associados, mas quando se oferece uma rosa a alguém, pensamos sempre na flor, no que é belo, frágil, perfumado, doce, ...

A oração da Avé Maria e do Pai Nosso, têm o seguinte texto:

Avé-Maria

Avé-Maria cheia de Graça

O Senhor é convosco

Bendita sois vós entre as mulheres

E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria mãe de Deus

Rogai por nós pecadores

Agora e na hora da nossa morte, Amén.

Pai Nosso

Pai Nosso que estais nos céus

Santificado seja o vosso Nome

Venha a nós o vosso Reino

E seja feita a vossa Vontade assim na Terra como no céu.

O Pão nosso de cada dia nos dai hoje,

Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido

E não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amen

O Rosário, é um conjunto de 15 x 10 Avé Marias, e de 15 Pai Nossos que estão inseridos entre cada 10 Avé Marias. Depois tem mais três Avé Marias e uma Salvé Rainha.

Para quem reze não se perca na contagem ... utiliza-se um fio com contas de modo a ser possível visualizar os conjuntos de Avé Marias ...

Ao conjunto de 10 Avé Marias, Pai Nosso e outras orações pequeninas (jaculatórias) que estão mais adiante chama-se – um Mistério.

A maneira mais conhecida de rezar o rosário é aquela que o divide da seguinte forma:

Mistérios Gozosos (de alegria)

1 – A anunciação do anjo a Nossa Senhora, para ser Mãe de Jesus

2 – A visitação de Maria à sua prima Santa Isabel

3 – O nascimento de Jesus no presépio de Belém

4 – A apresentação de Jesus no Templo e a purificação de Maria

5 – A perda e encontro de Jesus no Templo entre os doutores

Mistérios Dolorosos (de sofrimento)

1 – A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

2 – A flagelação de Jesus

3 – A coroação de espinhos

4 – Jesus levando a cruz para o monte Calvário

5 – A crucifixão e morte de Jesus

Mistérios Gloriosos (de Glória)

1 – A ressurreição de Jesus

2 – A ascensão de Jesus ao céu

3 – A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos

4 – A Assunção da Santíssima Virgem ao céu em corpo e alma

5 – A coroação de Nossa Senhora no céu, como Rainha

Mistérios Luminosos (da Luz)

1 – O Baptismo de Jesus

2 – As Bodas de Caná

3 – O anúncio do Reino de Deus

4 – A Transfiguração de Jesus

5 – A instituição da Eucaristia

Esta divisão do Rosário em mistérios ajuda a meditar sobre momentos importantes da vida de Maria e de Jesus.

O Terço

Para rezar um Rosário demora mais de 1 hora ... e por isso dividiu-se em três partes, rezando-se um terço de cada vez. Por isso, o Terço é 1/3 do Rosário. O terço tem 5 mistérios. (demora ao todo cerca de 15 minutos)

Nossa Senhora pediu em Fátima que se rezasse o terço todos os dias para que o mundo obtenha a paz. A paz, é o desejo mais profundo de qualquer ser humano sobre esta Terra. Fala-se muito de modos de chegar à paz, quer com tratados que não são cumpridos, guerras para estabelecer a paz, ... e o homem encontra-se impotente face a um crescer tão acentuado de guerras, injustiças, ... que parece não terem solução. Nossa Senhora, pede-nos apenas uma coisa simples. 15 minutos por dia, para rezar e pedir a paz. Se fosse algo complicado e difícil, teríamos de certo uma desculpa com peso .... A paz é possível com a simplicidade e persistência da oração. A paz começa contigo, esforça-te, se realmente a desejas.

De modo a rezar mistérios diferentes em cada Terço, a Igreja sugere a seguinte distribuição ao longo da semana:

Mistérios Gozosos - 2ª ; Sábado

Mistérios Dolorosos - 3ª ; 6ª

Mistérios Gloriosos - 4ª ; Domingo

Mistérios Luminosos - 5ª

Este é o modo mais tradicional de rezar o Terço e habitualmente utilizado quando estamos reunidos com outras pessoas que também o queiram rezar. Pode rezar-se no entanto de modo diferente e criativo quando previamente preparado, por exemplo durante o mês de Maio, dedicado a Maria, ou em reuniões de grupos de Jovens, Casais, Catequese, ..., e até individualmente. O essencial é rezar!

A Dezena

O mistério são 10 Avé Marias e um Pai Nosso... e apenas para simplificar o fio com as contas, existem as Dezenas; um conjunto de 10 contas com outra separada ao pé dum crucifixo; é a forma mais compacta do Rosário.

Há Dezenas que são feitas das mesmas contas que um terço, e dá para se colocarem no polegar (ou outro dedo) e girar para não nos perdermos nas Avé Marias.

Há outras dezenas que são na forma de anel (habitualmente de prata) , e que se notam porque têm 10+1 saliências pequenas, tipo rosas, traços, ou outro tipo de marcas.

Também há dezenas maiores, espalmadas e que parecem algo tipo abre-latas ou chaveiro, também com 11 saliências.

Um modo possível para Rezar os Mistérios:

1-

Diz-se a intenção do mistério que se vai rezar (pode ser só o texto do mistério que foi escrito atrás, ou qualquer outro texto ou meditação que se queira)

2-

Reza-se o Pai Nosso

3-

Reza-se as 10 Avé Marias

4-

Dizem-se as seguintes jaculatórias:

Jaculatórias

As jaculatórias são pequenas frases que se podem repetir, e às vezes são como que pequenas afirmações com uma resposta que a confirma. A intenção das jaculatórias é a penas a de ter presente o pensamento na oração. São tiradas quer da tradição oral da Igreja, quer da Bíblia, usualmente dos Salmos.

As jaculatórias seguintes são aquelas que habitualmente se dizem entre os mistérios do Terço, e estão pela ordem com que são rezadas.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo

Como era no princípio agora e sempre, Amén.

Ó Maria concebida sem pecado,

Rogai por nós que recorremos a vós.

Ó meu bom Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno,

Levai as almas todas para o céu principalmente das que mais precisarem.

Meu Deus eu creio, adoro, espero e vos amo,

Peço-vos perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam.

5-

Termina assim um Mistério. Seguir-se-iam os outros Mistérios caso se deseje, recomeçando no ponto 1. Depois de se rezarem todos os Mistérios pretendidos, passa-se à fase seguinte.

6-

Ao terminar o terço, rezam-se as 3 Avé Marias finais (há quem as dedique pelas intenções do Papa), e depois ou a Salvé Rainha ou então a Consagração a Nossa Senhora (ou ambas)

Há terços que têm contas coloridas, cada mistério de sua cor. Chamam-se "terços missionários", em que cada cor representa um continente, e que por isso tem-se como intenção tudo aquilo que conhecemos acerca dos países desse continente, suas carências, dificuldades, guerras, ... e também o que de bom neles existe, como é o caso do esforço dos missionários e outros homens e mulheres de paz.

Salvé Rainha

Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida doçura, esperança nossa, salve

A vós os degradados filhos de Eva,

A vós suspirando, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas

Eia pois advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei

E depois deste desterro nos mostrais Jesus

O bendito fruto do vosso ventre

Ó clemente, ó piedosa, ó doce virgem Maria

Rogai por nós santa mãe de Deus

Para que sejamos sempre dignos das promessas de Cristo, Amén

Consagração a Nossa Senhora

Ó senhora minha, ó minha boa mãe

Eu me ofereço todo a vós.

E em prova da minha devoção para convosco

Vos consagro neste dia e para sempre

Os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração

Inteiramente todo o meu ser.

E porque assim sou vossa

Ó minha boa e incomparável mãe

Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa

Lembrai-vos que vos pertenço, terna mãe, senhora nossa

Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

A Paz é possível!

Reza o Terço todos os dias.

mas se isso é demasiado para ti, reza uma Dezena

se ainda for demasiado, reza uma Avé-Maria

se é ainda tão demasiado e difícil, diz apenas: Dá-nos a Paz Senhor!

se ainda isto for demasiado para ti, pensa apenas em Paz

se mesmo isto for demasiado, é porque não queres nem desejas a Paz.

OS MISTÉRIOS DO SANTO ROSÁRIO

Conforme os termos da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, de 16/10/02, pelo Papa João Paulo II

1º PASSO - COMO REZAR UM TERÇO

- Ao apresentarmos este manual, trabalharemos com a hipótese de que o leitor conheça o terço apenas em sua forma física, não sabendo o significado das suas contas ou as orações nele contidas. Assim, iremos estudar o terço na sua forma básica, para que se possa entendê-lo adiante na totalidade.

- O oração do terço inicia na cruz que está na extremidade, onde reza-se a oração do Creio. Na conta seguinte (bolinha maior) reza-se a Oração do Pai-nosso. Nas três contas seguintes (bolinhas menores) rezam-se três Ave-Marias, sendo a primeira Ave-Maria em honra à Deus Pai que nos criou; a segunda, em honra a Deus Filho que nos remiu e, a terceira, em honra a Deus Espírito Santo, que nos santifica. Na outra seguinte (bolinha maior) , reza-se o Glória ao Pai. Agora, sim, iniciam-se os mistérios (o terço possui cinco mistérios, onde cada mistério é composto de um Pai-nosso e dez Ave-Marias). Primeiramente se reza um Pai-nosso, onde cada bolinha menor representa uma Ave-Maria. Chegando-se na bolinha maior, que completa a primeira dezena, reza-se novamente o Pai-nosso e mais dez Ave-Marias e assim sucessivamente. No intervalo de cada mistério, serão recitadas jaculatórias que veremos depois e, no final do terço, a oração da Salve Rainha. Se você entender isto, já sabe rezar o terço básico, sem as contemplações, que também serão estudadas adiante. Na ilustração abaixo visualizaremos o que foi dito; Ao posicionarmos o cursor do mouse sobre os tópicos da coluna da direita, serão visualizadas as orações que integram o terço :

OFERECIMENTO DO TERÇO

CREIO EM DEUS PAI (CREDO)

PAI NOSSO

AVE-MARIA

GLÓRIA AO PAI

JACULATÓRIA (Ó meu Jesus...)

AGRADECIMENTO

- Ao iniciarmos, apresentamos nossas intenções do terço (Oferecimento). O Terço, em si, começa na cruzinha, onde reza-se o Creio. Na bolinha seguinte (maior), o Pai-nosso e três Ave-Marias nas bolinhas subsequentes (em honra a Deus Pai que nos criou, a Deus Filho que nos remiu, e a Deus Espírito Santo que nos santifica). Na bolinha seguinte (maior), o Glória ao Pai. Depois iniciam-se as dezenas, como explicamos acima. Ao final de cada dezena, após o Glória ao Pai, reza-se uma jaculatória (Ó meu Jesus) e isto se repete até o final do Terço, quando rezamos a Salve Rainha. (Se não conhece as orações, clique nos links acima - lado esquerdo).

2º PASSO - ENTENDENDO O ROSÁRIO

- A etapa mais importante já aprendemos. Agora que sabemos como rezar o terço, entender o Rosário será mais fácil. Um Rosário completo é formado por quatro terços, onde cada terço representa, distintamente a contemplação dos seguintes mistérios: 1º terço - Contemplação dos Mistérios Gozozos; 2º terço - Contemplação dos Mistérios Luminosos; 3º terço - contemplação dos Mistérios Dolorosos; 4º terço - Contemplação dos Mistérios Gloriosos. (Obs: Antigamente, um Rosário completo era formado por três terços, mas o Papa João Paulo II, no dia 16/10/02, acrescentou a ele os Mistérios Luminosos, pela Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae)

Quatro Terços formam um Rosário, onde cada terço representa um mistério. Vejamos a ilustração:

Mistérios Gozosos


Mistérios Luminosos


Mistérios Dolorosos


Mistérios Gloriosos



+

+

+

=

1 ROSÁRIO


Onde cada terço está subdividido em 05 (cinco) dezenas, cada uma representando um mistério. Por exemplo, ao rezarmos o primeiro terço (Mistérios Gozosos) , iremos contemplar cinco passagens diferentes: 1º. Mistério Gozoso até o 5º Mistério Gozoso. Aplica-se, assim, o mesmo critério aos terços seguintes (Mistérios Luminosos, Dolorosos e Gloriosos). No tópico seguinte, veremos as meditações dos mistérios de cada um dos terços que formam o Rosário.

3º PASSO - TODAS AS MEDITAÇÕES DO ROSÁRIO

Até aqui já sabemos como rezar o terço básico, bem como o Rosário, já que este é formado pela reza de quatro terços completos, cada um deles significando um Mistério. Cada Mistério está subdividido em cinco mistérios. Por exemplo, no terço do Mistério Gozoso rezaremos 5 (cinco) dezenas do terço, onde contemplaremos, em cada dezena, uma passagem bíblica. Veja na ilustração como divide-se a contemplação de cada um dos quatro terços que formam o Rosário:

1º TERÇO - MISTÉRIOS GOZOSOS

1ª Dezena

2ª Dezena

3ª Dezena

4ª Dezena

5ª Dezena

- No 1º Mistério Gozoso contemplamos Anunciação do Anjo à Nossa Senhora

- No 2º Mistério Gozoso contemplamos a visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel.

- No 3º Mistério Gozoso contemplamos o nascimento de Jesus.

- No 4º Mistério Gozoso contemplamos a apresentação do Menino Jesus no Templo

- No 5º Mistério Gozoso contemplamos a perda e encontro de Jesus no Templo.

2º TERÇO - MISTÉRIOS LUMINOSOS

1ª Dezena

2ª Dezena

3ª Dezena

4ª Dezena

5ª Dezena

- No 1º Mistério Luminoso contemplamos o batismo de Jesus no Jordão

- No 2º Mistério Luminoso contemplamos o 1º milagre de Jesus nas Bodas de Caná.

- No 3º Mistério Luminoso contemplamos a proclamação do Reino de Deus e convite à conversão.

- No 4º Mistério Luminoso contemplamos a Transfiguração de Jesus

- No 5º Mistério Luminoso contemplamos a Instituição da Eucaristia.

3º TERÇO - MISTÉRIOS DOLOROSOS

1ª Dezena

2ª Dezena

3ª Dezena

4ª Dezena

5ª Dezena

- No 1º Mistério Doloroso contemplamos a agonia mortal de Jesus, no Horto das Oliveiras

- No 2º Mistério Doloroso contemplamos como Jesus foi açoitado e flagelado.

- No 3º Mistério Doloroso contemplamos como Jesus foi cruelmente coroado de espinhos por seus algozes.

- No 4º Mistério Doloroso contemplamos como Jesus pacientemente carrega sua cruz ao Calvário.

- No 5º Mistério Doloroso contemplamos a crucificação e morte de Jesus

4º TERÇO - MISTÉRIOS GLORIOSOS

1ª Dezena

2ª Dezena

3ª Dezena

4ª Dezena

5ª Dezena

- No 1º Mistério Glorioso contemplamos a Ressurreição triunfante de Nosso Senhor Jesus Cristo.

- No 2º Mistério Glorioso contemplamos a Ascensão de Jesus ao Céu.

- No 3º Mistério Glorioso contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos.

- No 4º Mistério Glorioso contemplamos a Assunção gloriosa de Nossa Senhora ao Céu.

- No 5º Mistério Glorioso contemplamos a Coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Céu e da Terra.

- Com este documento impresso, já somos capazes de rezar um Rosário completo sem dificuldades. Entretanto, temos a opção de rezar somente um terço por dia, obedecendo o ciclo semanal, onde cada dia representa um Mistério diferente. Vejamos:

CICLO SEMANAL DO ROSÁRIO:

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

Mistérios Gozosos Mistérios Dolorosos Mistérios Gloriosos

* Mistérios Luminosos

Mistérios Dolorosos * Mistérios Gozosos Mistérios Gloriosos

Obs : * Veja que ordem dos terços e respectivos mistérios não corresponde à seqüência Rosário que estudamos, que são: Os Mistérios Gozosos, Mistérios Luminosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos. No entretanto, a aplicação desta seqüência durante os dias da semana, Sua Santidade esclarece na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae:

"Segundo a prática corrente, a segunda e a quinta-feira são dedicadas aos “mistérios da alegria”, a terça e a sexta-feira aos “mistérios da dor”, a quarta-feira, o sábado e o domingo aos “mistérios da glória”. Onde se podem inserir os “mistérios da luz”? Atendendo a que os mistérios gloriosos são propostos em dois dias seguidos –sábado e domingo – e que o sábado é tradicionalmente um dia de intenso caráter mariano, parece recomendável deslocar para ele a segunda meditação semanal dos mistérios gozosos, nos quais está mais acentuada a presença de Maria. E assim fica livre a quinta-feira precisamente para a meditação dos mistérios da luz." (No terço antigo, meditavam-se os Mistérios Gozosos na quinta e, os Gloriosos, no sábado)

Papa João Paulo II

Resumo:

Como rezar o Terço


1. Fazer o Sinal da Cruz

Pelo sinal (+) da Santa Cruz, livrai-nos Deus, (+) Nosso Senhor, dos nossos (+) inimigos espirituais e carnais. Em nome do Pai, (+) do Filho e do Espírito Santo. Amém.

2. Fazer o Oferecimento do Terço

Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente Vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n'Ela e por Ela. Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida. Assim seja.

Nós Vos oferecemos, Trindade Santíssima, este Credo, para honrar os mistérios todos de nossa Fé; este Pai Nosso e estas três Ave-Marias, para honrar a unidade de vossa essência e a trindade de vossas Pessoas. Pedimo-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.


3. Rezar 1 Credo, segurando a cruz do terço

Creio em Deus Pai todo poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição carne; na vida eterna. Amém.


4. Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta grande logo após a cruz

Pai nosso, que estais no Céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa Vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

5. Dizer: "Louvemos a Maria, Filha bem amada do Pai Eterno."
Em seguida rezar 1 Ave Maria, segurando a conta pequena que se segue

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Dizer: "Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho."
Em seguida rezar 1 Ave Maria, segurando a conta pequena que se segue

Dizer: "Esposa fidelíssima de Deus Espírito Santo."
Em seguida rezar 1 Ave Maria, segurando a conta pequena que se segue

6. Rezar 1 Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

7. Em seguida, Oh Meu Jesus!

Recomendado por Nossa Senhora em Fátima após cada dezena.

Oh Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.



8. Mistérios Gozosos - Rezar às segundas e quintas-feiras

No primeiro mistério contemplamos a anunciação do Anjo e encarnação do Verbo.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

No segundo mistério contemplamos a visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

No terceiro mistério contemplamos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

No quarto mistério contemplamos a apresentação do Menino Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

No quinto mistério contemplamos a perda e encontro do Menino Jesus no templo, discutindo com os doutores da lei.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

Mistérios Dolorosos - Rezar às terças e sextas-feiras

No primeiro mistério contemplamos a oração e agonia de Nosso Senhor Jesus Cristo no Horto.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh, Meu Jesus

No segundo mistério contemplamos a flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

No terceiro mistério contemplamos a coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

No quarto mistério contemplamos Nosso Senhor Jesus Cristo com a cruz às costas a caminho do Calvário.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

No quinto mistério contemplamos a crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

Mistérios Gloriosos - Rezar às quartas-feiras, sábados e domingos

No primeiro mistério contemplamos a gloriosa ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

No segundo mistério contemplamos a ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

No terceiro mistério contemplamos a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

No quarto mistério contemplamos a assunção de Nossa Senhora aos Céus em corpo e alma.
Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

No quinto mistério contemplamos a coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Céus e da Terra.
Rezar 1Pai Nosso, segurando a conta maior que se segue
Rezar 10 Ave Marias, segurando as 10 contas menores que se seguem
Rezar 1 Glória ao Pai
Em seguida, Oh Meu Jesus

9. Após o Terço, rezar 1 Pai Eterno

Pai Eterno, eu Vos ofereço pelas mãos de Maria Santíssima o preciosíssimo Sangue de vosso Filho. Ofereço-Vos também as lágrimas de Nossa Senhora pela purificação da Terra e conversão dos homens, pela fidelidade dos vossos escolhidos, pela vitória da Santa Igreja e triunfo do Imaculado Coração de Maria.

10. Fazer o Agradecimento

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha.

11. Para encerrar, rezar 1 Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve !
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria.

1º Pessoa: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
2º Pessoa: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Mistérios gososos (segundas e quintas-feiras)

1º A anunciação - No primeiro mistério, contemplamos a anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora.
2º A visitação - No segundo mistério, contemplamos a visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.
3º O nascimento - No terceiro mistério, contemplamos o nascimento do menino Jesus em Belém.
4º A apresentação - No quarto mistério, contemplamos a apresentação do menino Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora.
5º O encontro - No quinto mistério, contemplamos a perda e o encontro do menino Jesus no templo.

Mistérios dolorosos (terças e sextas-feiras)

1º A agonia - No primeiro mistério, contemplamos a agonia de Cristo Nosso Senhor, quando suou sangue no horto.
2º A flagelação - No segundo mistério, contemplamos a flagelação de Jesus Cristo atado à coluna.
3º A coroação - No terceiro mistério, contemplamos a coroação de espinhos de Nosso Senhor.
4º A subida ao Calvário - No quarto mistério, contemplamos Jesus Cristo carregando a cruz para o Calvário.
5º A morte - No quinto mistério, contemplamos a crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mistérios gloriosos (quartas, sábados e domingos)

1º A ressurreição - No primeiro mistério, contemplamos a ressurreição de Cristo, Nosso Senhor.
2º A ascensão - No segundo mistério, contemplamos a ascensão de Nosso Senhor ao céu.
3º A vinda do Espírito Santo - No terceiro mistério, contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos com Maria Santíssima no Cenáculo, em Jerusalém.
4º A assunção - No quarto mistério, contemplamos a assunção de Nossa Senhora ao céu.
5º A coroação - No quinto mistério, contemplamos a coroação de Nossa Senhora no céu como Rainha de todos os anjos e santos.

2 comentários:

Paulo disse...

Olá, gostaria de mostrar o software dedicado a orações baseadas no Rosário que escrevi, Multirosarium, que permite:

* aprender a rezar o Santo Terço, o Terço da Divina Misericórdia etc.
* meditar os mistérios do Terço utilizando belos ícones
* meditar os mistérios do Terço ouvindo leituras da Bíblia
* contar as orações sem precisar das contas de um Terço físico

Para orar online: http://multirosarium.com

HEDER SaLGADO disse...

Não é mais fácil conversar com o Pai do que ficar repetindo.E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

Mateus 6:7